Pages Menu
RssFacebook

Categories Menu

Verão na Mantiqueira

 

Visconde de Mauá e Parque Nacional de Itatiaia

Vales e montanhas de incomparável beleza.

Vilas encantadoras que parecem presépios.

Quaresmeiras, ipês e araucárias contrastam com alegres tons de verde.

À noite, o céu é pontilhado por milhões de estrelas.

Apenas 29 km separam a Rodovia Presidente Dutra das belezas da região de Visconde de Mauá, agora com nome e o status de Estrada Parque. O caminho, cuja altitude em alguns pontos chega a 1.400 metros, faz com que os visitantes se sintam literalmente acima das nuvens.

Composta por parte de dois estados, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e três municípios, Resende, Itatiaia e Bocaina de Minas, a região, cortada pelo Rio Preto e forjada nas encostas e vales da Serra da Mantiqueira, tem como pano de fundo por um lado a grandiosidade da Pedra Selada, e pelo outro o Parque Nacional do Itatiaia e o Pico das Agulhas Negras.

Para facilitar a localização, a região foi cordialmente dividida pelos moradores em três vilas: a Vila de Visconde de Mauá, a Vila de Maringá e a Vila de Maromba.

O Parque Nacional de Itatiaia foi criado em junho de 1937, o primeiro no Brasil, está dividido entre parte alta e baixa. Com montanhas escarpadas e vales de altitude a parte alta é destino de montanhistas e turistas do mundo todo, sendo mais frequentado no inverno.

A parte baixa caracteriza-se principalmente por sua vegetação exuberante e generosos cursos d’água, com diversas áreas apropriadas para banho. Tem fácil acesso a partir da Via Dutra e recebe o maior fluxo de turistas do Parque, concentrando a maior parte da estrutura de visitação, com destaque para o Centro de Visitantes, revitalizado para os 70 anos do parque.

A Grade 6 é pioneira nessa área e vem desenvolvendo atividades ligadas ao montanhismo desde 1994.


R$ 920,00  por pessoa

Grupo mínimo de 2 pessoas

Classificação do Roteiro

Dificuldade técnica: Nenhuma
Intensidade: Nenhuma / Leve
Altitude: Baixa

Entenda o índice classificatório

Resumo

Itinerário