Pages Menu
RssFacebook

Categories Menu

Curso de Escalada em Andradas (MG) 08/10/2014

Hoje é o ultimo dia do aluno, Isael, em Andradas. Ele está realizando o curso de escalada em rocha níveis I e II sob o acompanhamento do instrutor, Lucas Sato.

O curso oferece aulas teórica e prática e aborda assuntos como produção de nós, equipamentos coletivos e individual, montagem e desmontagem de vias, tipos de ancoragem, técnicas de escalada guiada, comunicação, procedimentos de segurança, entre outros.

O curso tem como principal objetivo, proporcionar ao aluno total autonomia em suas escaladas, de forma que este consiga executar com segurança todos os procedimentos da escalada.

Em Andradas, cidade localizada no estado de Minas Gerais a 110 km de Campinas, onde existe a Serra do Caracol, a norte/nordeste da cidade, apresentando uma divisa natural entre planaltos e vales da região. Nos seus pontos culminantes encontram-se a Torre de Televisão e o Pico do Gavião, que oferecem uma paisagem belíssima, excelentes áreas de decolagem de voo livre, além de propiciarem a prática de outros esportes de aventura como treking, rappel, canyoning, entre outros. Com altitude variando entre 700 e 1663 metros, a Serra do Caracol é composta por rochas graníticas. A vegetação constitui-se de uma parte de floresta tropical perenifólia e cerradão.

No sentido oposto fica a Serra do Pau D’Alho, onde acontecem as aulas práticas do nosso curso, com médias altimétricas entre 700 e 1500 metros. Apresenta afloramento do escudo cristalino com rochas de formatos curiosos e de grande beleza. Destaca-se na paisagem uma pedra em forma de um gigantesco elefante deitado, chamada “Pedra do Elefante”, além de áreas excelentes para a pratica de esportes de aventura como rappel, treking, escalada entre outros.