Pages Menu
RssFacebook

Categories Menu

Itinerário

1º Dia
Chegada no Refugio Serra Fina

2º Dia – Paiolinho > Pedra da Mina
Após o encontro com nossa equipe no Refúgio Serra Fina embarcaremos em um transporte rumo ao inicio da trilha situado na Fazenda Serra Fina, no bairro Paiolinho. Iniciaremos nossa caminhada por volta das 9 horas da manhã, percorreremos em curva de nível o grande vale do Rio Verde com o Pico dos Três Estados. Após cruzarmos o primeiro ribeirão de águas cristalinas iniciaremos nossa forte subida. Com aproximadamente 3 horas de caminhada alcançaremos a cota 2.000m de altitude onde teremos nosso último ponto de água do dia. Ali faremos uma pausa para lanche e descanso. Retomando a caminhada, iniciaremos um forte aclive para alcançar a principal crista norte do maciço da Serra Fina. Logo, começaremos a visualizar o impressionante maciço da Pedra da Mina. Após galgar o último aclive, chegaremos ao nosso primeiro acampamento com uma linda vista para o Vale Ruah e a Pedra da Mina.

3º Dia – Pedra da Mina > Capim Amarelo
Pela manhã, iniciaremos nossa subida ao topo da 4ª maior montanha do Brasil, a Pedra da Mina, com 2.798m de altitude. Com apenas 30 minutos de caminhada alcançaremos o seu cume, onde poderemos ter uma visão 360º de toda a Serra da Mantiqueira. Após contemplação, assinatura do livro de cume e registro das belas imagens iniciaremos nossa descida até o córrego do Rio Claro, onde faremos uma boa parada para lanche e encher nossos reservatórios de água. Em seguida, caminharemos sentido oeste em direção as grandes lajes da fina crista do Melano. Com aproximadamente 8 horas de caminhada chegaremos ao impressionante topo do Capim Amarelo 2.570m de altitude onde faremos mais uma pernoite.

4º Dia – Capim Amarelo > Refúgio Serra Fina
Após contemplação do nascer do sol na Serra Fina iniciaremos nossa descida pela estreita crista do Capim Amarelo e Quartzito. Será possível ver o maciço da Gomeira e do Marins- Itaguaré. Após 5 horas de caminhada cruzaremos o córrego da Toca do Lobo para em 20 minutos chegar no Refúgio Serra Fina e completar a travessia.

O pacote inclui:

  • 01 noite no Refugio Serra Fina
  • Guias especializados.
  • Seguro aventura.
  • Auxílio para compra e conferência de equipamentos.
  • Transporte do Refugio à Fazenda Serra Fina (inicio da trilha).

O pacote não inclui:

  • Transporte até Passa Quatro/MG
  • Equipamentos de camping individuais (saco de dormir, isolante, talheres e vestimentas) e coletivos (barracas e fogareiro/paneleiro).
  • Alimentação (cardápio sugerido pela Grade6: consulte)
  • Alimentações e bebidas durante os deslocamentos.
  • Medicamentos pessoais.
  • Equipamentos pessoais já descritos na lista de equipamentos

 R$ Sob Consulta

Classificação do Roteiro

Dificuldade técnica: Pouca
Intensidade: Moderada
Altitude: Baixa

Entenda o índice classificatório

Resumo

Itinerário

Ficha de Inscrição