Pages Menu
RssFacebook

Categories Menu

Itinerário

1º Dia – Chegada à Passa Quatro
Pernoite no Refugio Serra Fina.

2º Dia – Acampamento 01 – Alto do Capim Amarelo.
Inicio da travessia vinda do lado sudoeste do maciço. O acesso à trilha será feito pela SP 052 que liga a cidade de Cruzeiro a Passa Quatro. O início da trilha será feito pela manhã, por volta das 09 horas, a partir da Toca do Lobo, um local onde acaba a estrada do bairro Pinheirinho. A caminhada se inicia cruzando um córrego até virar um espigão e tomar o sentido leste. Com 1:30 horas de caminhada encontraremos a ultima água, após abastecimento dos litros vazios iniciaremos uma subida através de uma bela crista fina que nos levará em 4 horas ao Alto do Capim Amarelo (2.509m) onde faremos nosso primeiro acampamento.

3º Dia – Acampamento 02 – Capim Amarelo > Pedra da Mina
Após admirarmos o nascer do sol e saborearmos um café da manhã reforçado de frente com o Pico dos Marins, iniciaremos nossa caminhada pela fina crista a noroeste, já observando o 4º maior pico do Brasil, a Pedra da Mina (2.787m). Neste dia teremos que racionar água pois encontraremos apenas no 2º Acampamento. Após aproximadamente 8 horas chegaremos no acampamento da Asa (local com água) para um possível pernoite. Dependendo das horas do dia e das condições do grupo, iremos continuar a caminhada até o cume da Pedra da Mina onde faremos uma pausa para fotos e descermos ao vale Ruah somando aproximadamente 3 horas mais de caminhada. O Vale Ruah é um perfeito local para acampamento, bem amplo, com água e protegido. Neste local nasce o Rio Verde.

4º Dia – Acampamento 03 – Pedra da Mina > 3 Estados
Neste dia faremos nossa refeição logo cedo para continuarmos sentido leste a nossa caminhada. Após acompanharmos o leito do Rio Verde, tomaremos um espigão a direita após o encachoeiramento do córrego. Seguiremos por uma crista fina até atingirmos o Cupim do Boi (2.542m), um perfeito cume que já avista-se todo o Planalto do Itatiaia. A nordeste poderemos observar o grande maciço do Cabeça de Touro e a noroeste a grande formação do Pico dos 3 Estados (2.660m). Após admiração de toda paisagem e descanso iremos embrenhar em uma mata densa de bambuzinhos e galgar os últimos metros até o cume dos 3 Estados para fazer o nosso último pernoite na Serra.

5º Dia – Resgate – Pierre 
Neste último dia, desceremos a encosta do 3 Estados e tomaremos mais um cume, o Alto dos Ivos (2.660m) local com vista privilegiada do planalto do Itatiaia onde se destaca o Agulhas Negras (2.787m). Depois deste cume praticamente desceremos até o nosso destino, o sítio do Pierre. Provavelmente levaremos 5:30 de descida pela crista sudoeste admirando o Picu, montanha tradicional de escalada da cidade de Itamonte. Na Fazenda Ecológica Engenho de Serra (Pierre /1.544m) nosso resgate estará nos esperando.

O pacote inclui:   

  • Guias especializados.
  • Seguro aventura.
  • Auxilio para compra de equipamento e conferencia de equipamento antes da saída.
  • Primeiros socorros coletivo.
  • Pernoite no Refugio Serra Fina (Passa Quatro/MG) – quarto alojamento
  • Transporte (Resgate) no final da trilha.

O pacote não inclui:

  • Transporte à Passa Quatro/MG – Refugio Serra Fina.
  • Equipamentos de camping individuais (saco de dormir, isolante, talheres e vestimentas) e coletivos (barracas e fogareiro/paneleiro).
  • Alimentação (cardápio sugerido pela Grade6: consulte).
  • Alimentações e bebidas durante os deslocamentos.
  • Medicamentos pessoais.
  • Equipamentos pessoais.

Preço sob consulta

Classificação do Roteiro

Dificuldade técnica: Pouca
Intensidade: Pesada
Altitude: Baixa

Entenda o índice classificatório

Resumo

Itinerário

Ficha de Inscrição

Perguntas Frequentes

Recomendações